quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


Seitai (Quiropraxia Japonesa)

ORIGEM: Entre os séculos XV e XVI, o Japão vivia momentos de grande agitação política. De um lado, havia um interesse de unificação das várias províncias , num governo unico, do outro lado, os senhores dessas províncias, disputavam o poder a qualquer custo.
Nessa época de crise, onde os soldados samurais, movidos pela necessidade, tinham que combater e imobilizar o inimigo, criaram uma série de movimentos precisos, e aparentemente violentos, que ao serem aplicados proporcionavam alívio e restabeleciam os combatentes para uma nova luta.
A partir desse conflito, as primeiras manifestações sobre a técnica Sei-Tai passou a ser divulgada.
Passados os anos essa técnica permaneceu restrita aos praticantes de artes marciais. No século XVIII, já haviam vários centros de disseminação dessas técnicas.

O contato maior com essa técnica no ocidente se deu com a migração dos Orientais para as Américas, mas o impulso maior ocorreu após a Segunda Grande Guerra, pois o exercito japonês utilizava o Sei-Tai largamente. Sem dados documentados ou mesmo históricos, podemos dizer que a maioria das técnicas manipulativas tem fundamentos baseados no Sei-Tai.
Provavelmente a falta de popularização do Sei-Tai deve-se a falsa idéia de que somente pessoas fortes e valentes poderiam suportar a aplicação de movimentos considerados tão violentos. Esse tipo de pensamento persiste até hoje e fez com que poucas pessoas se interessassem por conhecer ou aplicar a técnica.
O Sei-tai se caracteriza por ser uma técnica centenária, com manobras que geram a reacomodação vertebral, provocando assim um alívio da dor quase imediato.

A divulgação do Sei-Tai se torna difícil por não possuir regras devidamente escritas. É possível que o Sei-Tai no futuro se incorpore a outras técnicas por falta de material escrito e de profissionais capacitados a divulgá-lo.

DEFINIÇÃOO Sei-Tai é uma técnica de ajuste ósseo composta por uma série de movimentos precisos aplicados nas regiões articulares. Tais movimentos obedecem os princípios anatômicos básicos, tratando de forma indolor vários distúrbios músculo-esqueléticos. O Sei-Tai é um método corretivo através de ajuste e reajuste por manipulação, baseado sobre dificuldades ou problemas de ordem reversível, que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo.

OBJETIVO: Seitai é uma técnica de tratamento ósseo composta de manobras de ajuste que visam a desobstrução de nervos que ficam comprimidos ou pinçados pelo excesso de tensão muscular. Toda vez que determinado músculo é tencionado continuamente as vértebras da região da coluna correspondente comprimem os nervos, causam dor e limitam os movimentos.
Por meio de ajustamentos manuais, envolvendo suaves manipulações de articulações e tecidos macios, eles podem realinhar vertebras deslocadas, eliminar obstruções no fluxo nervoso, suscetíveis de causar muitos distúrbios.
A palavra Seitai significa rearranjar ou requisitar novamente. Trata de forma holística(de forma integral), abordando não somente os aspectos físicos através de testes específicos dos movimentos presentes nas articulações, avaliações musculares e ligamentares; como também o meio em que vive.
Todo um somatório das condições sanitárias, nutricionais, afetivas, conflitos sociais e raciais, o desemprego, o sedentarismo, o estresse diário, são fatores que influenciam na saúde e bem estar do indivíduo e devem ser considerados com relevância na anamminese e tratamento.
Na verdade o sei-tai vai além das simples manipulações, pois estabelece uma relação entre a patologia (doença) e os fatores que a estão provocando. Sei-Tai é uma combinação da terapia de relaxamento, acupressura, alongamento e a manipulativa.. O Sei-Tai trabalha com a coluna vertebral, musculatura profunda e as articulações.

O Sei-Tai é um método com toques profundos capazes de agir sobre tendões, nervos, cadeias musculares e o segmento vertebral, corrigindo através de ajuste e reajuste manipulativos, os problemas de ordem reversível, que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo. Atua corrigindo, escolioses, hiperlordoses, subluxações, hérnia de disco, oesteofitoses, cervicobraquialgias, lombalciatagias e outros...
O terapeuta de Sei-Tai olhará a coluna vertebral e vê-la-á como conectada à condição dos órgãos internos. O paciente pode receber um diagnóstico que um órgão particular está com problemas, por desnivelamento ou deslocamento de uma ou mais vértebras. O sistema do corpo é trabalhado então sobre conjuntamente com todas as correções necessitadas no sistema musculos-esqueletal.
A maioria dos pacientes experimentará o benefício já na primeira sessão a seguir requer 10 a 20 sessões Na prática, o que se procura é criar novos hábitos para haver uma melhora na qualidade de vida. Muitas atividades físicas são recomendadas para quem tem vida sedentária.

O Sei-Tai não pretende ser infalível como técnica de tratamento ósseo; outras técnicas de eficiência comprovada também fazem parte desse universo e devem ser levadas em consideração.


REGRAS BÁSICAS DO SEI-TAI
A sabedoria do corpo
Sei-Tai é significativamente diferente de outras terapias manuais e da medicina ocidental. Naturalmente sensível aos efeitos da doença e de seu desconforto, o ser humano faz sempre o esforço parar seu progresso com ajuda externa. A primeira função do corpo é livrar-se de todos os elementos que são um ou outro desnecessários para sua sobrevivência ou estão prejudicando seu equilíbrio.
Um corpo saudável é sensível o bastante para reconhecer o que é prejudicial e para o eliminar. Nós sofremos naturalmente de diarréia, vômitos e febre após um envenenamento. A febre tem efeitos benéficos significativos. Usada corretamente, estimula a circulação , impulsiona nossa resposta imune, acelera o metabolismo, e elimina a maioria de doenças. Um corpo vivo morrerá quando sua capacidade responder é suprimida ou oprimida.
Compreendendo o corpo
O ser humano é um vertebrado que move-se em dois pés. Seus contrapeso e saúde são baseados na mobilidade e na flexibilidade das vértebras, da posição da pélvis, e da cabeça. Quando o pélvis muda sua posição, o tórax e o occipital seguem.
Cada um dos nervos raquidianos, que saem pelos forames entre as vértebras é associado com um órgão ou sua função relacionada. Estes nervos e órgãos relacionados serão afetados por toda a mudança na pélvis ou da coluna vertebral. Quando um vertebra perde sua mobilidade, os órgãos conectados a esse vertebra estão afetados. A patologia evolui enquanto outras vértebras ajustam para compensar para esta deformidade, e estas vertebras perdem também sua função natural, o que reduz mais e mais a mobilidade da coluna vertebral e da pelvis. Tais mudanças têm muitos efeitos no estado de um indivíduo de saúde.
A fim fazer um diagnóstico, um terapeuta de sei-tai, usa toda a informação sobre o corpo do paciente, o que pode ser visto ou sentido: temperatura de superfície, tom e contrações do músculo, posição dos membros ao caminhar, levantar-se ou ao sentar-se.

PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA DO SEI-TAI

No Sei-Tai, o paciente permanece passivo cabendo, portanto, ao terapeuta a iniciativa da manipulação. Então, se quiséssemos definir o Sei-Tai, este seria com uma Ginástica Passiva.

Devemos relaxar o paciente com uma massagem profunda, de início a massagem é suave e vai aumentando a intensidade gradativamente, observando sempre as camadas musculares, direções e funções de cada musculo e prestando atenção nas reações do paciente no decorrer da massagem. Em seguida partimos para realização de alongamento. E só então realizamos as manipulações necessárias.
Exames de apalpação dinâmica ou estática, identificando desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais, realizando tratamento terapêutico ou para aliviar ou devolver ao paciente melhores condições físicas e alívio dos sintomas reclamados.

Identifica as subluxações (desalinhamentos e restrições de movimentos) nas articulações do corpo humano, localizando sinais de alterações térmicas, edemas, massas, espasmos muscular, atrofia, textura dos atecidos e estrutura óssea assimétricas e avaliando a possibilidae dos sintomas referidos poderem ser solucionados ou aliviados pelo métodos naturais que emprega.

Realiza tratamento terapêutico através de manipulações e ajustes específicos, a fiam de integrar a estrutura a um pleno fluxo nervoso e permiter ao organismo expresar o máxio de saúde possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário