terça-feira, 1 de setembro de 2015

SEI-TAI (QUIROPRAXIA JAPONESA)

Seitai é uma técnica de ajuste ósseo composta por uma série de movimentos precisos aplicados nas regiões articulares. Tais movimentos obedecem os princípios anatômicos básicos, tratando de forma indolor vários distúrbios músculo-esqueléticos. O Seitai é um método corretivo através de ajuste e reajuste por manipulação, baseado sobre dificuldades ou problemas de ordem reversível, que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo.

OBJETIVO: Seitai é uma técnica de tratamento ósseo composta de manobras de ajuste que visam a desobstrução de nervos que ficam comprimidos ou pinçados pelo excesso de tensão muscular. Toda vez que determinado músculo é tencionado continuamente as vértebras da região da coluna correspondente; comprimem os nervos, causam dor e limitam os movimentos.
Por meio de ajustamentos manuais, envolvendo suaves manipulações de articulações e tecidos macios, eles podem realinhar vértebras deslocadas, eliminar obstruções no fluxo nervoso, suscetíveis de causar muitos distúrbios.

A palavra Seitai significa rearranjar ou requisitar novamente. Trata de forma holística(de forma integral), abordando não somente os aspéctos físicos através de testes específicos dos movimentos presentes nas articulações, avaliações musculares e ligamentares; como também o meio em que vive.

Todo um somatório das condições sanitárias, nutricionais, afetivas, conflitos sociais e raciais, o desemprego, o sedentarismo, o estresse diário, são fatores que influenciam na saúde e bem estar do indivíduo e devem ser considerados com relevância na anamminese e tratamento.

Na verdade o sei-tai vai além das simples manipulações, pois estabelece uma relação entre a patologia (doença) e os fatores que a estão provocando.  

O Sei-Tai trabalha com a coluna vertebral, musculatura profunda e as articulações. Um método com toques profundos capazes de agir sobre tendões, nervos, cadeias musculares e o segmento vertebral, corrigindo através de ajuste e reajuste manipulativos, os problemas de ordem reversível, que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo. Atua corrigindo, escolioses, hiperlordoses, subluxações, hérnia de disco, oesteofitoses, cervicobraquialgias, lombalciatagias e outros...

O terapeuta de Seitai olha a coluna vertebral a vê como conectada à condição dos órgãos internos. O paciente pode receber um diagnóstico que um órgão particular está com problemas, por desnivelamento ou deslocamento de uma ou mais vértebras.

A maioria dos pacientes experimentará o benefício já na primeira sessão a seguir requer em média de 10 asessões. Na prática, o que se procura é criar novos hábitos para haver uma melhora na qualidade de vida. Muitas atividades físicas são recomendadas para quem tem vida sedentária.

REGRAS BÁSICAS DO SEI-TAI

Seitai é significativamente diferente de outras terapias manuais e da medicina ocidental. Naturalmente sensível aos efeitos da doença e de seu desconforto, o ser humano faz sempre o esforço parar seu progresso com ajuda externa. A primeira função do corpo é livrar-se de todos os elementos que são um ou outro desnecessários para sua sobrevivência ou estão prejudicando seu equilíbrio. Um corpo saudável é sensível o bastante para reconhecer o que é prejudicial e para o eliminar. 

Compreendendo o corpo

O ser humano é um vertebrado que move-se em dois pés. Seus contrapesos e saúde são baseados na mobilidade e na flexibilidade das vértebras, da posição da pélvis, e da cabeça. Quando o pélvis muda sua posição, o tórax e o occipital seguem.

Cada um dos nervos raquidianos, que saem pelos forames entre as vértebras é associado com um órgão ou sua função relacionada. Estes nervos e órgãos relacionados serão afetados por toda a mudança na pélvis ou da coluna vertebral.
Quando um vertebra perde sua mobilidade, os órgãos conectados a esse vertebra estão afetados. A patologia evolui enquanto outras vértebras ajustam para compensar para esta deformidade, e estas vertebras perdem também sua função natural, o que reduz mais e mais a mobilidade da coluna vertebral e da pelvis. Tais mudanças têm muitos efeitos no estado de um indivíduo de saúde.


A fim fazer um diagnóstico, um terapeuta de seitai, usa toda a informação sobre o corpo do paciente, o que pode ser visto ou sentido: temperatura de superfície, tom e contrações do músculo, posição dos membros ao caminhar, levantar-se ou ao sentar-se.

PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA DO SEI-TAI

No Sei-Tai, o paciente permanece passivo cabendo, portanto, ao terapeuta a iniciativa da manipulação. 

Devemos relaxar o paciente com uma massagem profunda, de início a massagem é suave e vai aumentando a intensidade gradativamente, observando sempre as camadas musculares, direções e funções de cada musculo e prestando atenção nas reações do paciente no decorrer da massagem.
Em seguida partimos para realização de alongamento. E só então realizamos as manipula-ções necessárias.

Exames de apalpação dinâmica ou estática, identificando desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais, realizando tratamento terapêutico ou para aliviar ou devolver ao paciente melhores condições físicas e alívio dos sintomas reclamados.

Identifica as subluxações (desalinhamentos e restrições de movimentos) nas articulações do corpo humano, localizando sinais de alterações térmicas, edemas, massas, espasmos muscular, atrofia, textura dos tecidos e estrutura óssea assimétricas e avaliando a possibilidae dos sintomas referidos poderem ser solucionados ou aliviados pelo métodos naturais que emprega.

Realiza tratamento terapêutico através de manipulações e ajustes específicos, a fiam de integrar a estrutura a um pleno fluxo nervoso e permiter ao organismo expressar o máximo de saúde possível.

Com a aplicação da técnica Seitai, proporcionamos o seguinte:

1.    Desobstruir os nervos radiais;
2.    Diminuir ou retirar pinçamentos de nervos raquidianos;
3.    Aumentar a amplitude articular, restrita por calcificações ou desgastes;
4.    Alinhar posturalmente as estruturas ósseas;

Benefícios
  • Não apenas alivia os sintomas como trata a causa do problema em questão;
  • Trata a pessoa como um todo, ou seja, tem como princípio otimizar a saúde;
  • Corrige disfunções musculoesqueléticas ou subluxação articular;
  • Melhora amplitude de movimento articular;
  • restaura a função normal neuromusculoesquelética;
  • Melhora a capacidade de homeostase (tendência natural do organismo retornar ao estado de saúde) , aumentando a resistência a doenças e produzindo uma sensação de bem-estar;
  • Melhora a integração entre os tecidos músculos-esqueléticos do corpo e o sistema nervoso, promovendo assim uma melhor fluidez da informação passada através dos nervos que partem da coluna. Desta maneira, pode promover melhora em diversos sistemas corporais (circulatório, digestório...);
  • Melhora do funcionamento da articulação com artrite, promovendo alivio da dor, evitando maiores desgastes e melhorando a “lubrificação” articular;
  • Alívio de dores de cabeça;
  • Redução da tensão muscular e atividade elétrica da musculatura (regula o tônus muscular);
  • Alívio da compressão crônica e irritação do nervo;
  • Trata dor sacroilíaca;
  • Trata síndrome facetária;
  • Trata síndrome do piriforme;
  • Trata discopatia degenerativa;
  • Trata espondilodiscoartrose;
  • Trata escoliose;
  • Trata hiperlordose;
  • Trata Hipercofose;
  • Trata Hérnia de disco;
  • Trata pinçamento do nervo isquiático;
  • Trata tendinites;
  • Trata bursites;
  • Trata cervicalgia e cervicobraquialgia;
  • Trata contratura e estiramento muscular;
  • Trata lombalgia etc...


  • Como prevenção: melhorar o estado de saúde, previne dor ou incapacidade antes que uma lesão se instale, corrige subluxação assintomáticas, educação postural, além de orientação de exercícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário