sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

COLUNA CERVICAL


A coluna cervical se localiza no pescoço entre a parte inferior do crânio e a superior do tronco no nível dos ombros, é composta de sete ossos sobre-postos que são as vértebras. Estas estão unidas por estruturas chamadas ligamentos, músculos e por elementos que preenchem o espaço entre elas são os discos intervertebrais (Fig. 1).
Figura 01 - Coluna Cervical


No interior da coluna cervical encontramos o canal vertebral por onde passa a medula espinhal, que comanda todos os nossos movimentos e sensações, ela é o nosso elemento de ligação corporal com o meio ambiente. Nesta região a medula emite 8 raízes nervosas que se ramificam para a cabeça, pescoço, membros superiores, ombros e parte ântero-superior do tórax.A região cervical é dotada de grande mobilidade permitindo movimentos de 130° na flexão e extensão, rotação de 81° para cada lado e inclinação de 45º sobre os ombros. Devido a esta mesma mobilidade a coluna cervical sofre mecanicamente pelos esforços que é submetida no trabalho e na vida diária (Fig. 2).


Figura 2 – Movimentos da Coluna Cervical


Dor da coluna cervical
A dor cervical chama-se cervicalgia e quando ela se irradia pelo membro superior (braço, antebraço e mão) recebe o nome de cervicobraquialgia. Como a dor é uma experiência subjetiva da atividade cerebral em resposta a uma lesão dos tecidos corporais, ela pode ter origem em diferentes causas. Mas basicamente estas lesões, liberam várias substâncias no local e na corrente sanguinea que chamamos de substâncias nociceptivas (provocam sensação de dor). Estas são captadas pelos nervos sensitivos (nociceptores) que levarão a sensação de dor ao cérebro.As cervicalgias e as cervicobraquialgias podem surgir por diversas causas como traumáticas, alterações mecânicas, doenças degenerativas, infecções, tumores, doenças glandulares (endócrinas e metabólicas), doenças neurológicas, psiquiátricas e dor referida (cuja causa não se localiza na coluna cervical) (Fig. 3).

Figura 3 – Dores de origem Cervical


Causas mecânicas
São dores causadas por carga exessiva ou prolongada sobre a coluna cervical. Normalmente ocorre nos ambientes de trabalho onde as pessoas suportam por longos tempos o peso de sua própria cabeça em posição de flexão e extensão (escriturários, costureiras, mecânicos, eletricista e outros) ou carregando peso sobre a cabeça como estivadores. Estas profissões produzem fadiga muscular, espasmo prolongado e atrofia dos músculos por circulação sanguínea insuficiente e dor (Fig. 4).

Figura 4 – Causas mecânicas das dores cervicais


Causas traumáticas
São dores causadas por contusões, entorses, acidentes automobilísticos (síndrome do chicote), fraturas, luxações (deslocamentos das vértebras) e fraturas-luxações (Fig. 5).

Figura 5 – Causas Traumáticas das dores cervicais


Doenças degenerativas
São as que causam a maior parte das dores da coluna cervical. A espondilose é uma doença generalizada da coluna, atingindo 90% dos homens após os 50 anos e 90% das mulheres após os 60 anos, devido ao processo de envelhecimento relacionado ao disco intervertebral. Pode-se facilmente observar nas radiografias as alterações degenerativas dos discos intervertebrais com diminuição de sua altura e das calcificações (osteofitos vulgarmente chamados de bicos de papagaio) que aparecem nas bordas das vértebras e nas articulações. Estas calcificações indicam que o organismo está depositando cálcio em regiões inflamadas como uma defesa. A desidratação do disco é conseqüente às alterações químicas das substâncias elásticas que o compõem, isto associado aos ligamentos que se calcificam formam os chamados discos duros (hérnias duras). O aumento destes depósitos de cálcio pode ser tão grande a ponto de estreitar o canal medular e comprimir a medula e as raízes nervosas (Fig. 6).

Figura 6 – Espondilose (Discopatia Degenerativa) com osteofito

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR DOR CERVICAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário